Mais de 20 quadros de pintura expostos na Casa de Cultura do Rangel

Mais de 20 quadros de pintura expostos na Casa de Cultura do Rangel

Uma exposição de pintura envolvendo vários artistas angolanos está patente desde Quinta-feira na Galeria de Artes da Casa de Cultura do Rangel -Njinga a Mbande, em Luanda, em alusão ao 4 de Fevereiro, dia do início da Luta Armada de Libertação Nacional A mostra, constituída por mais de duas dezenas de quadros intitula- se “Cores de uma memória”, inclui obras em acrílico sobre tela e técnicas mistas, exibindo mensagens de forma fictícia ligada à Luta de Libertação Nacional, que se iniciou no dia 4 de Fevereiro de 1961.

A colecção inclui os temas “Bleu África”, “Ree-Contro”, ” As Raízes da Nossa Memória, Orgulho de Ser Africana”, “A Caravana”, “Minha face” ,” Mistério do Kwanza” , “A Mulher e a Cor” e “Os Belos Penteados das Senhoras Nyaneka Humbe“. Durante o evento, o curador Francisco Manuel Dias (Ngavutuka) deu a conhecer que a actividade foi uma das formas encontradas pelo conjunto de pintores para homenagear todos aqueles que contribuíram para que Angola alcançasse a sua Independência.

Francisco Dias referiu que foi difícil escolher os artistas que participaram nesta criação por haver muitos e bons pintores em Angola. Informou igualmente que foi necessário um trabalho aturado para a concretização desta exposição, que vem mostrar por meio da arte a qualidade dos nossos artistas. Participaram na exposição os artistas Cristiano Mangova, Walter Pataca Fineza Teta, Imany Silva, Heitor Paulo, Leonete Galiano, Dom Sebas Cassule e Mawete.