Nova rubrica de humor com os Tuneza em cena na televisão

Nova rubrica de humor com os Tuneza em cena na televisão

“No cubico dos Tuneza” é o tema da nova proposta humorística do grupo Tuneza, cuja estreia está marcada para o dia 11 de Fevereiro, no canal ZAP Viva.

POR: Valquiria Martins

O quinteto regressa à televisão, desta vez para abrilhantar os espectadores com a história de uma família constituída por uma mulher que vive com o actual e o ex-marido e mais o filho kunanga. Todos subsistem à custa de um sobrinho abastado, um rapaz que se sente na obrigação de retribuir o facto de o tio , “actual marido da tia Bolinha”, lhe ter arranjado uma bolsa de estudo através de cunha e, fruto disso, hoje é um homem bem-sucedido.

Os personagens são interpretados por Felipe Manuel “o actual marido” (Daniel Vilola), a Tia Bolinha, “a mulher” (Cesalty Paulo), Adão N’Vuenda “o ex-marido” (Gilmário Vemba), Adão Filipe “o sobrinho” (Orlando Kikuassa) e Mauro N’Vuenda -“o kunanga profissional” (José Chieta), que dão vida ao enredo durante uma hora aos Domingos à noite. Daniel Vilola “Costa” porta-voz do grupo, fez saber que este projecto terá duração de dois anos, e estão bastante expectantes com a receptividade do público que uma vez mais vai receber o humor do grupo pela caixinha mágica da televisão.

Para o grupo é mais um desafio que abraçam, sendo que é objectivo trabalhar cada vez mais para que se profissionalizem e contribuir para que o humor seja visto como uma profissão de respeito. “Do ponto de vista de crescimento, o humor em Angola está em fase embrionária, mas acredito que com o tempo as coisas vão evoluir”, salientou o humorista.

O grupo
Os Tuneza é um grupo humorístico angolano criado em 2003 inicialmente como um grupo teatral, por integrantes do extinto Colectivo de Artes Tuneza, criado em 1999. Os Tuneza passaram a apresentar-se em vários restaurantes e espaços públicos de Luanda. Na Televisão Pública de Angola, o grupo apresentou o programa Fora de Série. Sendo que em 2006 Os Tuneza passam a apresentar-se no programa Kialumingo da Rádio Luanda. No ano seguinte, o primeiro álbum musical do quinteto é publicado, intitulado Humor ao Domicílio. O disco foi gravado no estúdio da Rádio Nacional de Angola pela AQ Produções, com participações de Kizua Gourgel, Totó, Dodó Miranda e o radialista Afonso Quintas. Em 2008 é lançado o DVD “Fora de Série”, contendo as dez primeiras edições do programa com o mesmo nome.

Em Dezembro de 2009 o grupo estreou o programa Coisa Doida na TV Zimbo. Além dos programas de televisão, Os Tuneza também apresentam-se com espetáculo “Show Tuneza – Segunda Temporada”, que tem a duração de duas horas, composto de sátiras a diversos artistas angolanos. Em 2016 os Tuneza estrearam na emissora Mundo Fox o seu programa Os Tropas D’os Tuneza, um programa com muito humor e em que os participantes são humoristas de todas as regiões de Angola e fazem parte de uma batalha de humor onde o vencedor se torna Tropa D’os Tuneza, programa de diversão e comédia na operadora DStv, no canal 500, Mundo Fox.