Análise Diária: Montante de dívida pública negociada no mercado secundário atingiu Kz 30,225 mil milhões

Análise Diária: Montante de dívida pública negociada no mercado secundário atingiu Kz 30,225 mil milhões

Os Títulos do Tesouro transaccionados no mercado secundário registaram um aumento de 77%.

POR: Atlantico

Espaço Angola

O montante de dívida pública negociada no mercado secundário em Janeiro de 2018 registou redução de 77% face ao mês de Dezembro de 2017, situando-se em Kz 30,225 mil milhões. O Banco Mundial pretende investir cerca de USD 70 milhões que serão canalizados para o financiamento de diversos projectos, com destaque para a construção de hospitais e postos médicos.

Espaço Internacional

EUA: O défice da balança comercial registado no mês de Dezembro situou-se em USD 53,1 mil milhões , o que supera as estimativas iniciais de USD 52,1 mil milhões.  Alemanha: A produção industrial referente ao mês de Dezembro apresentou uma variação de -0,6% em comparação ao mês de Novembro, destacando que a variação anterior atingiu 3,1%.

Visão Atlantico

O montante negociado no mercado secundário de dívida pública atingiu Kz 30,225 mil milhões no primeiro mês de 2018, que corresponde a uma redução de 77% em comparação ao mês de Dezembro quando atingiu Kz 131,262 mil milhões maior nível do ano transacto. A redução pode ser justificada pela não emissão de Títulos do Tesouro no mercado primário. Destaca- se que em relação ao período homólogo de 2017 o montante negociado apresentou tendência contrária tendo registado um incremento de 104%.

A balança comercial referente ao  mês de Dezembro registou um défice de USD 53,1 mil milhões , correspondente ao maior nível desde Outubro de 2008. As estimativas iniciais apontavam para um défice de USD 52,1 mil milhões. Durante o período em análise as exportações registaram um aumento de 1,8%, enquanto as importações aumentaram em 2,5%. O saldo negativo consecutivo nas transacções comerciais é uma preocupação do actual presidente, Donald Trump, ressaltando que Trump adoptou uma política de imposição de tarifas sobre a importação de painéis solares e máquinas de lavar roupa.