Modernização do Porto do Namibe orçada em USD 20 milhões

Modernização do Porto do Namibe orçada em USD 20 milhões

A segunda fase do projecto de modernização do Porto do Namibe, avaliado em USD 20 milhões, tem inicio previsto ainda este ano. A infra-estrutura vai contemplar a reabilitação de 240 metros de cais e a pavimentação do parque de contentores existente.

Uma delegação do Ministério dos Transportes encabeçada pelo director- geral do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), Victor Alexandre de Carvalho, trabalhou durante cinco dias em Tóquio, no Japão, com o objectivo de fazer o acompanhamento da abertura da proposta de preço e a adjudicação à empreiteira japonesa, TOA Corporation, seleccionada por concurso público, para executar os trabalhos, com início previsto para o mês de Março de 2018, no recinto portuário, em Moçamedes, província do Namibe.

O projecto de modernização do Porto do Namibe resulta de um acordo de doação avaliado em cerca de 20 milhões de dólares norte- americanos, assinado a 27 de Fevereiro de 2017 entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), com a finalidade de contribuir para o arranque da segunda fase da empreitada. O referido acordo, inserido no programa de reabilitação, expansão e modernização dos portos de Angola, foi rubricado com base na troca de notas datada de 15 de Janeiro de 2016, entre o Governo de Angola (representado pelo Ministério das Relações Exteriores) e o Governo do Japão (representado pela Embaixada daquele país em Angola).

O acordo entre os dois governos contemplou a Empresa Portuária do Namibe, nomeadamente no que se refere à reabilitação total do cais com comprimento de 480 metros, divido em duas fases, tendo concluído os trabalhos da primeira fase em 2011. Na primeira fase de execução da modernização do porto, foram reabilitados os primeiros 240 metros de cais, estando os mesmos actualmente em funcionamento nos termos de um contrato de concessão com a empresa Sogester.