Análise Diária: Notas e moedas em circulação situaram-se em Kz 527,55 mil milhões em Dezembro

Análise Diária: Notas e moedas em circulação situaram-se em Kz 527,55 mil milhões em Dezembro

A quantidade de notas e moedas em circulação registou aumento de 15% ao longo do ano transacto-

POR: Atlantico

Espaço Angola

As notas e moedas em circulação ao longo do mês de Dezembro de 2017 registaram um incremento de 19% em comparação ao mês anterior, fixando-se em Kz 527,55 mil milhões. O Banco Central realizou, no dia 07 de Fevereiro, um leilão de venda de divisas no montante de USD 225,6 milhões para cobertura de cartas de crédito destinadas à importação de matéria-prima, peças e equipamentos para a indústria transformadora.

Espaço Internacional

China: O saldo apurado das transacções comerciais realizadas durante o mês de Janeiro registou uma redução de 58% em relação ao período homólogo, fixando- se em USD 20,34 mil milhões. França: A balança comercial referente ao mês de Dezembro registou um défice de EUR 3,46 mil milhões , que corresponde a uma melhoria de 38,26% face ao mês anterior.

Visão Atlantico

A quantidade de notas e moedas em circulação ao longo do mês de Dezembro de 2017 fixou-se em Kz 527,55 mil milhões , correspondentes a um incremento de 19% em comparação a Novembro. O aumento pode ser justificado pelo maior fluxo que caracteriza o mês em análise devido à quadra festiva. Ao longo do ano transacto, as notas e moedas em circulação apresentaram aumento de 15%, um ligeiro aumento em relação a expansão de 11% verificada em 2016. A balança comercial da China referente ao mês de Janeiro registou um superavit de USD 20,34 mil milhões, que representa uma redução de 58% face ao período homólogo. O décimo primeiro mês de saldo positivo reflecte o aumento das exportações em 11% e das importações em 36,9%, como resultado da procura sólida interna e externa. Em relação ao último mês de 2017, o saldo encaixado das transacções comerciais apresentou redução de 63%, destacando-se que em Dezembro atingiu USD 54,68 mil milhões.