Casimiro Congo integra novo Governo Provincial de Cabinda

Casimiro Congo integra novo Governo Provincial de Cabinda

No quadro da remodelação efectuada esta Quarta-feira, 7, no Governo Provincial de Cabinda, o novo Executivo conta com uma figura eclesiástica. Trata-se do ex-padre Jorge Casimiro Congo, antigo Pároco da Igreja Imaculada Conceição.

O Governador provincial de Cabinda, Eugénio César Laborinho, no uso das competências que a Lei lhe confere, procedeu esta Quarta-feira, 7, a exonerações e novas nomeações no Executivo local. Desse modo, exonerou André Binda Casimiro do cargo de secretário provincial da Juventude e Desportos, José Manguali Tigre, do cargo de secretário provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social. Segundo uma nota enviada a OPAÍS, foram também exonerados Maria de Fátima Dumbi Congo, do cargo de assessora do gabinete do administrador municipal de Cabinda, Isabel da Conceição Buca Vicente, do cargo de secretária provincial da Família e Promoção da Mulher, e Paulo Zengui Alexandre, do cargo de secretário de provincial da Saúde.

No seu Despacho, Eugénio Laborinho exonerou ainda Ernesto Barros André do cargo de secretário provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Paulo Dinis Luvambano, do cargo de secretário provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Habitação, e Juliano Cuabi Nionge Capita, do cargo de secretário provincial das Obras Públicas.

Nomeações

Ainda com base no mesmo Despacho, o governador da província mais a Norte do país, nomeou Isabel da Conceição Buca Vicente, para o cargo de secretária provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Óscar Dilo, para o cargo de secretário provincial da Juventude e Desportos. Jorge Casimiro Congo é o novo secretário provincial da Educação, ao passo que Maria Carlota Ngombe Víctor Tati foi indicada para o cargo de secretária provincial da Saúde, sendo que Maria de Fátima Dumbi Congo é a nova secretária provincial da Família e Promoção da Mulher. Esta, segundo a nota do Governo Provincial de Cabinda, acumula a função com o cargo de secretária provincial de Assistência e Reinserção Social. Juliano Cuabi Nionge Capita foi indicado para cuidar do sector de Ordenamento e Território, Urbanismo e Habitação, enquanto que Paulo Dinis Luvambano vai para o cargo de secretário provincial das Obras Públicas.

Afastamento

Refira-se que os padres Jorge Casimiro Congo, Raul Taty e Alexandre Pambo foram afastados do exercício clerical, segundo um Decreto papal dado a conhecer aos fiéis católicos em Cabinda. A notícia do afastamento dos três sacerdotes foi tornada pública durante os cultos dominicais em várias paróquias da Diocese, mediante um comunicado assinado pelo bispo de Cabinda, Dom Filomeno Vieira Dias. O Decreto papal foi exarado no dia 16 de Abril de 2011.