Consórcio de gás natural financia formação de professores em Moçambique

Consórcio de gás natural financia formação de professores em Moçambique

O consórcio que prepara a exploração de gás natural na designada Área 1 do norte de Moçambique vai atribuir 250 mil dólares americanos ao destinados à formação à de professores à distância, anunciou em comunicado.

“A educação é um vector importante para o desenvolvimento das crianças, por um lado, e do país, por outro”, referiu Steve Wilson, vice-presidente da companhia petrolífera norte-americana Anadarko e director-geral da empresa em Moçambique.

A verba vai servir para organizações não-governamentais implementarem uma plataforma de ‘e-learning’, para promover o uso de metodologias interactivas nos institutos de formação de professores e na preparação de docentes em exercício nas escolas primárias.

A iniciativa é financiada pelo governo do Canadá em parceria com o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique e vai abranger as províncias de Cabo Delgado, Niassa, Tete e Maputo. Esta é a segunda doação do consórcio da Área 1, depois de em 2017 ter concedido outros 250 mil dólares americanos para apoiar a produção de livros em português e em várias línguas locais com o objectivo de promover a leitura naquelas quatro províncias.

A Anadarko lidera o consórcio da Área 1 que vai explorar o gás natural descoberto nas profundezas da crosta terrestre, sob o fundo do mar, 16 quilómetros ao largo da província de Cabo Delgado.