Zuma tem até amanhã para se demitir da presidência da África do Sul

Zuma tem até amanhã para se demitir da presidência da África do Sul

O Congresso Nacional Africano (ANC) deu 48 horas ao Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, para apresentar a sua demissão do cargo, segundo informações avançadas ontem pela televisão estatal sul-africana SABC.

O anúncio foi feito na madrugada desta Terça-feira. Segundo a televisão, que cita elementos que participam na reunião do ANC, o presidente do partido, Cyril Ramaphosa, deslocou- se até à residência oficial do chefe de Estado para informá- lo que tem 48 horas para apresentar a sua demissão, evitando assim ser afastado do cargo.

O actual chefe de Estado, que enfrenta acusações de corrupção, pode recusar demitir-se mas, nesse caso, o ANC pode apresentar no parlamento uma moção de censura. O partido de Jacob Zuma, o Congresso Nacional Africano (ANC), está reunido em Pretória para, como afirmou o seu líder, Cyril Ramaphosa, “finalizar” a questão da saída antecipada do Presidente da África do Sul. Os 107 membros do Conselho Nacional Executivo do ANC estão reunidos hoje num hotel da capital da nação sul-africana para uma decisão sobre o futuro do Presidente da África do Sul.

O conselho tem o poder de “lembrar” Jacob Zuma sobre o ocorrido em 2008, quando o Presidente Thabo Mbeki, que sucedeu no cargo a Nelson Mandela, renunciou por falta de apoio do ANC no parlamento. Depois de já ter sobrevivido a sete moções, o Presidente Zuma vai enfrentar, em 22 deste mês, uma nova moção de censura parlamentar, solicitada por um partido da oposição. Após deixar a presidência da formação no último congresso do ANC, em Dezembro, a favor de Ramaphosa — que não era o seu candidato preferido —, a pressão para que o chefe de Estado abandone o poder aumentou, especialmente nas últimas semanas.