PR reúne Conselho de Governação em Benguela

PR reúne Conselho de Governação em Benguela

O Presidente da República, João Lourenço, efectua Segunda- feira, 19, uma visita à província de Benguela, onde presidirá o Conselho Nacional da Governação, para inteirar-se do projecto da Refinaria do Lobito e visitará projectos de carácter sócio-económico, soube OPAÍS de fontes governamentais.

POR: Constantino Eduardo, em Benguela

Segundo uma fonte do Governo Provincial, o Presidente João Lourenço visitará o projecto da Refinaria do Lobito, cujas obras foram paralisadas no ano passado pelo então Conselho de Administração da Sonangol, encabeçado por Isabel dos Santos, devido à crise financeira. O projecto, que à data da sua paralisação tinha como executor a ODEBRECHT, terá a capacidade de refinar 200 mil barris de petróleo por dia. O Presidente da República vai assim visitar as infra-estruturas de apoio à refinaria, que são três, designadamente, o terminal marítimo, uma estrada e o local para o empreendimento, já terraplanado.

Localizado no morro da Quileva, ao longo da linha costeira, a 10 quilómetros da cidade do Lobito, a 150 metros acima do nível do mar, numa área de 3.805 hectares, situa-se no eixo Norte- Sul do país e permitirá o abastecimento em derivados do “ouro” negro a todas as províncias de Angola e a países vizinhos. Inicialmente, o empreendimento esteve orçado em USD 10 mil milhões. As autoridades locais acreditam que a refinaria, uma obra da Sonangol, é o terceiro pilar do corredor de desenvolvimento do Lobito, que inclui o Porto e o Caminho-de-Ferro de Benguela. Lançada a primeira pedra em Dezembro de 2012, pelo então Vice-Presidente, Manuel Vicente, o projecto empregava mais de mil trabalhadores.

Segundo a fonte deste jornal, que não precisou o tempo da visita do Chefe de Estado, João Lourenço deverá presidir, no Palácio Cor-de-Rosa, na praia Morena, o Conselho Nacional da Governação, evento que junta ministros de Estado, secretários do Presidente da República, ministros, governadores provinciais, serviços de Apoio ao PR, entre outras individualidades. Durante a sua estada, João Lourenço vai radiografar o sector pesqueiro, numa altura em que se fala de violações à Lei Marítima por parte de industriais alegadamente de nacionalidade chinesa. Outrossim, merecerá atenção do PR a morte indiscriminada de tartarugas marinhas na costa benguelense. O Chefe de Estado angolano inaugurará igualmente um empreendimento hoteleiro (Lodge, no caso), de iniciativa privada.