Banco Sol convida empresários a recorrem ao crédito de investimento

A instituição bancária, que em Agosto do ano transacto anunciou uma carteira de crédito no valor de USD 5 milhões, convidou a classe empresarial de Benguela a aderirem aos produtos de crédito de investimento disponível.

O anunciou foi feito, ontem, em Benguela, pelo administrador executivo do Banco Sol, António Graça, no acto inaugural de um novo balcão no município da Ganda. O gestor bancário revelou também que a agência bancária vai disponibilizar, entre outros serviços, o crédito à habitação, consumo, automóvel, depósitos à ordem e a prazo e multicaixas. Convidou as empresas públicas e privadas, cooperativas, associações e particulares locais, a recorrerem ao balcão inaugurado para acederem ao crédito de investimento que necessitarem.

Inaugurada pelo administrador municipal da Ganda, Francisco Rodrigues Prata, a agência, primeira do género na localidade, foi erguida em dois anos numa área de 800 metros quadrados e criou 6 postos de trabalho. Por seu turno, o administrador da Ganda, Francisco Rodrigues Prata, sublinhou que a instalação da agência na região vai impulsionar o comércio local. Em 2016, os activos do Banco Sol cresceram 17% para Kz 384 mil milhões, que se comparam ao crescimento de 28,9 por cento ou Kz 327,6 mil milhões registado em 2015.

Em 2017, o banco anunciou igualmente um crescimento positivo. O banco é o nono em crédito concedido, tem uma quota de mercado de 2,8 por cento, um mal parado de 5,2 e 620 mil clientes. O banco tem agências instaladas em Benguela, Lobito, Cubal e agora na Ganda. No quadro da política de expansão, crescimento e afirmação da instituição no mercado prevê nos próximos tempos abrir novos balcões nos municípios da Baía Farta e Caimbambo. Com uma população estimada em mais de 235 mil habitantes, o município da Ganda possui um vasto potencial económico que assenta na produção agrícola, com destaque para o café arábica, cereais, horto-frutícolas e a exploração de madeira.