BIC Seguros regista crescimento de 50% e soma 40 mil clientes

BIC Seguros regista crescimento de 50% e soma 40 mil clientes

A seguradora afecta ao Banco BIC vai inaugurar, no próximo mês, um centro médico com capacidade para uma média de 500 pacientes por mês. Em 2017, a seguradora registou um crescimento na ordem de 50% e emitiu mais de 50 mil apólices de seguros.

POR: Hélder Caculo

Em entrevista a OPAÍS, a presidente da Comissão Executiva da seguradora, Fátima Monteiro, disse que a unidade hospitalar contará com um corpo clínico de médicos especialistas e de enfermagem permanente e estará equipada com modernos equipamentos de diagnósticos. “O nosso objectivo é nos aproximarmos mais dos nossos clientes, garantindo serviços com maior qualidade. O centro médico vai atender a todos os clientes que tenham o seguro de saúde e de acidentes de trabalho em serviços de cuidados primários de saúde”, disse. A infra-estrutura conta com quatro gabinetes de consultas, duas unidades de rastreio e colheita, um laboratório de análises clínicas e uma sala de enfermagem. O centro médico será inaugurado no próximo dia 1 de Março, em Luanda.

50 mil apólices emitidas

A gestora revelou que durante o ano económico 2017 a seguradora registou um crescimento na ordem de 50%, tendo emitido mais de 50 mil apólices. A carteira de clientes da seguradora conta com 40 mil assegurados. Cresceu mais no ramo não vida do que no ramo vida, tendo mais do que duplicado a sua carteira de cliente, fruto da utilização das mais de 200 agências do Banco BIC, maior accionista da seguradora. O volume de prémios brutos emitidos pelo BIC Seguros de Janeiro a Outubro de 2017 rondava Kz 2,5 mil milhões. “Procuramos prestar um serviço diferenciado no mercado, de modos a garantir aos nossos clientes mais segurança, transparência e proximidade”, frisou.

O BIC Seguros, um investimento de USD 15 milhões, cuja actividade empresarial começou em 2014, tornou-se na companhia com maior nível de expansão, “porque onde há uma agência do Banco BIC, há produtos de seguro e os 227 pontos de atendimento do banco espalhados pelo país comercializam os nossos produtos e serviços”. O facto de o banco estar em todas províncias e municípios, segundo a presidente da Comissão Executiva, permite ao BIC Seguros captar maior número de clientes.

Penetração do seguro continua baixo

A taxa de penetração do mercado segurador, equivale a 1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), uma percentagem considerada ainda insignificante face ao actual número de seguradoras existente no país. Actualmente, Angola conta com mais de 26 seguradoras, sendo a ENSA a que detém maior quota de mercado. O BIC seguros, que iniciou a sua actividade há cerca de 3 anos, é a seguradora com maior cobertura nacional em termos de comercialização. Aposta no modelo de bancassurance, através da rede comercial do Banco BIC, que conta com mais de 200 agências bancárias em todo o país.