Coreia do Norte cancela reunião com Pence no último minuto

Coreia do Norte cancela reunião com Pence no último minuto

Mike Pence e funcionários norte-coreanos tinham planeado reunir-se em sigilo durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang-2018, mas a Coreia do Norte cancelou o encontro “no último minuto”, informou o Departamento de Estado

Durante a visita recente do vice-presidente à Coreia do Sul para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, “surgiu a possibilidade de um encontro breve com os líderes da delegação norte-coreana”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert.

“O vice-presidente estava pronto para tomar essa oportunidade e abordar a necessidade de a Coreia do Norte abandonar os seus programas ilícitos de mísseis balísticos e nucleares”, acrescentou. “No último minuto, os funcionários da RPDC (República Popular Democrática da Coreia) decidiram não seguir adiante com a reunião”, destacou Nauert.

“Lamentamos que tenham aproveitado esta oportunidade”, acrescentou. Antes, o secretário-geral do vice-presidente, Nick Ayers, também tinha lamentado o fracasso de a reunião, ao afirmar que a Coreia do Norte aguardava “o encontro com a esperança de que o vice-presidente moderasse a sua mensagem”.

“No lugar disso”, Mike Pence “reuniu-se com norte-coreanos que escaparam da tirania, recebeu Fred Warmbler, cujo filho foi assassinado pela Coreia do Norte, destacou a história atroz do país no tema dos direitos humanos e submissão de milhares de seus cidadãos, evocou os seus projectos hostis com armas nucleares e mísseis balísticos e anunciou que uma nova bateria de sanções está em andamento”, disse Ayers.

No mesmo comunicado, o porta-voz lembrou que a administração de Donald Trump nunca deixou de afirmar que “se oporia ao desejo dos Kim de amenizar o seu regime mortal com charmosas sessões fotográficas durante os Jogos. Talvez foi por isso que recuaram ou pode ser que nunca tenham sido sinceros a respeito desta reunião”. Após meses de silêncio sobre a participação de Pyongyang no evento desportivo, os Jogos Olímpicos de Pyeongchang deram lugar a uma aproximação espectacular entre as Coreias do Sul e do Norte.

O Norte enviou ao Sul atletas, artistas e uma delegação de alto nível. O presidente sul-coreano recebeu durante um jantar Kim Yong Nam, que actua como chefe de Estado, mas com funções sobretudo simbólicas e é a personalidade de maior importância hierárquica do governo comunista a visitar o Sul.

O número um norte-coreano, Kim Jong Un, estendeu por sua vez um convite formal ao presidente Moon Je-In para participar numa cúpula em Pyongyang. Durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, Moon apertou a mão de Kim Yo Jong – irmã de Kim Jong Un e primeira integrante do clã familiar a pisar em solo sul-coreano desde o fim da Guerra da Coreia – e de Kim Yong Nam.

Os três dignitários saudaram os atletas dos dois países que entraram simultaneamente no campo portando a bandeira da unificação. Sentado na mesma tribuna, Mike Pence não manteve qualquer contacto com a delegação norte-coreana.