Parlamentares do MPLA trabalham no Cunene

Parlamentares do MPLA trabalham no Cunene

Uma comitiva de deputados do MPLA está desde Sábado, 24, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, para participar nas primeiras jornadas parlamentares da IV legislatura, a decorrer de 25 de Fevereiro a 1 de Março do corrente ano A comitiva é orientada pelo deputado do MPLA, Roberto de Almeida, manteve encontros de cortesia com a vice- governadora para o sector Político, Social e Económico, Albertina Teresa José, e com o segundo secretário provincial do MPLA, Elias Satyohamba.

As jornadas agregam os 150 deputados eleitos no pleito de 2017 e servirão para estudar questões do âmbito legislativo e avaliar a realidade social e económica da região. Em concreto, serão debatidos em grupos temáticos aspectos relacionados com a Constituição, o Regimento da Assembleia Nacional, o Estatuto do Deputado, o Código de Ética e Decoro Parlamentar e o Estatuto do MPLA.

Visitas a empreendimentos sociais, contacto com a realidade da província, auscultação da população e estudo de soluções para os constrangimentos vividos pelas comunidades e autoridades dos seis municípios que compõem a província estão igualmente previstos na agenda.

A vitória mais expressiva do MPLA nas eleições de 2017 registou- se no Cunene, província que, além de garantir a eleição de cinco deputados, obteve uma votação na ordem dos 89,12 porcento do total, com 153.897 votos.

 

Agenda do MPLA para 2018 prioriza descentralização financeira

A descentralização financeira e administrativa são, entre outras, as prioridades para agenda do MPLA de 2018, visando os preparativos para as autarquias locais, disse Sábado,24, o primeiro secretário provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho.

Segundo o político, é chegado o momento do Governo Provincial de Luanda transferir as competências para as administrações municipais e distritais, para que estas possam de forma célere, melhorar as condições de vida dos habitantes.

Adriano Mendes de Carvalho prestou estas informações no final de uma visita de campo que efectuou aos distritos urbanos dos municípios do Kilamba Kiaxi e Talatona, com o propósito de expandir a divulgação da agenda política do MPLA para 2018. Nos cinco distritos urbanos visitados, o primeiro secretário orientou os militantes no sentido de intensificar a sensibilização dos cidadãos, para que evitem a construção em locais de risco, como linhas de água e zonas susceptíveis de desmoronamento de terras.

De igual modo, o responsável fez um apelo ao civismo, à higiene do meio, à cultura de plantação de árvores e ao respeito ao próximo. A visita de campo teve início no comité provincial (município de Luanda), seguindo depois para os distritos urbanos da Sapú e Palanca (município do Kilamba Kiaxi), Camama, Talatona e Cidade Universitária, (Município do Talatona).