110 raparigas desaparecidas depois de mais um rapto do Boko Haram

110 raparigas desaparecidas depois de mais um rapto do Boko Haram

Pelo menos 110 raparigas estão desaparecidas depois de um novo ataque do grupo terrorista Boko Haram numa escola de Dapchi, na Nigéria. Numa primeira fase, as autoridades nigerianas negaram o rapto de mais de uma centena de jovens e disseram que estas estavam apenas escondidas dos atacantes. Horas depois, o desaparecimento das raparigas foi tornado oficial.

O novo ataque do Boko Haram representa o maior rapto desde que o grupo jihadista sequestrou mais de 270 crianças na cidade de Chibok, em 2014. O caso atraiu grande visibilidade a nível internacional e originou uma gigantesca campanha nas redes sociais, com a criação da hashtag #BringBackOurGirls (“tragam as nossas meninas de volta”, em português). 100 dessas raparigas permanecem em parte incerta.

O The Guardian conta que Governo nigeriano garantiu que dezenas de militares estão a ser transferidos para a zona de Dapchi e que todos os esforços estão a ser realizados com vista à recuperação das raparigas. O presidente do país, Muhammadu Buhari, declarou que a Nigéria sofreu um “desastre nacional”. O novo ataque despoletou dúvidas na população do país, já que nos últimos meses o Governo tem repetido que o Boko Haram está prestes a ser derrotado. Boko Haram traduz-se como “educação ocidental é proibida” na língua Hausa, falada vastamente no norte da Nigéria.

O grupo jihadista, que ataca escolas, mesquitas e mercados, já matou 20.000 pessoas desde 2009 e obrigou outros 2 milhões a fugir das suas casas. Os raptos são utilizados para conseguir resgates que financiem as suas operações ou acordos com o Governo para a libertação dos membros que estão presos.