Missão do FMI chega hoje

Missão do FMI chega hoje

Uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI) inícia hoje uma visita que vai durar até ao dia 14 de Março. A visita insere- se no âmbito do Artigo IV do Acordo Constitutivo daquela instituição de Bretton Woods, com o objectivo de rever as projecções macroeconómicas de médio prazo e manter o diálogo com as autoridades nacionais ligadas ao sector económico e financeiro, avança o Ministério das Finanças, em nota.

A agenda de eventos da missão do FMI, referente ao exercício económico de 2018, prevê um total de 60 reuniões com membros do Executivo, com o Governador do Banco Nacional de Angola, com os membros da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional e com representantes de empresas estatais de petróleos, do sector financeiro e do sector privado não financeiro.

De acordo com a nota do Ministério das Finanças, estas reuniões destinam-se a avaliar as perspectivas macroeconómicas com base no Quadro Fiscal de Médio Prazo, tendo em vista a mitigação dos riscos associados à volatilidade dos preços e produção petrolífera e à inflação.

A missão do FMI pretende igualmente discutir e analisar a sustentabilidade da dívida pública, as contas externas do país, o ambiente de negócios, a diversificação da economia e o crescimento inclusivo, a solidez do sistema financeiro, a gestão de activos e o sistema tributário. A visita anterior da delegação do FMI a Angola decorreu de 06 a 15 de Novembro de 2017, no âmbito da preparação da Missão de Vigilância ao Abrigo do Artigo IV.