Angola tem mais de 500 mil contas bankita

Angola tem mais de 500 mil contas bankita

O BFA (Banco de Fomento Angola) foi responsável pela abertura, em 2017, de 45% de contas Bankita, num universo de 555 mil existente no mercado bancário.

Em nota pública, o banco resalta que está comprometido com a inclusão financeira. Na mesma nota, a instituição financeira refere que “o BFA é o banco com mais contas Bankita, apresentando uma quota de mercado de 45%, que o posicionam como líder no esforço de Bancarização e Inclusão Financeira da população angolana”, considera, e sublinha que trata-se de um reconhecimento do Banco Nacional de Angola, a autoridade reguladora do mercado.

O BNA realizou, no passado dia 14/02/2018, o balanço da evolução das Contas Bankitas 2017. Entre Dezembro de 2016 e Dezembro de 2017, o número de contas Bankita passou de 453 mil para 555 mil (+22,43%). A “Conta Bankita” foi lançada em 2011 e consiste numa conta de depósito à ordem constituída junto a uma instituição bancária aderente ao programa lançado pelo BNA. É uma conta direccionada à população de baixa renda.

Características do produto

O valor mínimo de abertura é de Kz 100,00, sendo o máximo Kz 100.000,00. Neste tipo de conta não há cobrança de despesa de manutenção, mas há a atribuição de cartão de débito sem custo algum. O programa também não prevê a cobrança de despesas nos pagamentos efectuados através da rede Multicaixa (POS), levantamentos de numerário, pagamentos e transferências nos ATM. Assim como nos depósitos e levantamentos nos balcões dos bancos. Este tipo de conta não contempla a atribuição de cheques, mas disponibiliza o extracto bancário nos ATM e mensalmente nos balcões, sem custos.