Chefe de missão da ON U na RD Congo visita Etiópia

A chefe da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (Monusco), Leila Zerrougi, encontra- se em Addis Abeba, na Etiópia, para participar na 20ª reunião do Comité de Apoio Técnico do Mecanismo Regional de Acompanhamento ligado ao acordo-quadro para a paz, segurança e cooperação, anunciou em Kinshasa, Florence Marchal, porta-voz da missão da ONU.

Segundo Florence Marchal, Zerrougui terá encontros com representantes da União Africana (UA) e rumará depois para a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no quadro de reuniões sobre a RD Congo por iniciativa do Conselho de Segurança (CS) e em previsão das consultas sobre a próxima renovação do mandato da Monusco. Zerrougui, empossado a 12 de Fevereiro, em substituição de Mamam Sidkou à frente da Monusco, reuniu diferentes autoridades congolesas a quem prometeu, nomeadamente, enfrentar os desafios relativos a várias resoluções das Nações Unidas a respeito da RD Congo, que não foram acatadas, e as relativas à protecção dos civis.

A também representante especial de António Guterres, Secretário- Geral da ONU na RD Congo, prometeu continuar a cumprir o seu mandato, em conformidade com a resolução 2348 que consiste, nomeadamente, na protecção da população civil neste país. Também garantiu fazer o acompanhamento da aplicação do acordo de 31 de Dezembro de 2016 e do processo eleitoral em curso neste país, fazendo votos, igualmente, para um processo eleitoral apaziguado na RD Congo.