Abrir banco no país fica mais caro

Abrir banco no país fica mais caro

o Banco Nacional de Angola elevou de 2,5 para 7,5 mil milhões de Kwanzas, três vezes mais, o capital mínimo para a constituição de bancos no país. A informação consta de um aviso do banco central de 21 de Fevereiro, consagrado à adequação do capital mínimo e aos fundos próprios regulamentares das instituições financeiras bancárias.

O documento estabelece, como forma de ajuste do capital, a emissão de novas acções, incorporação no capital social de reservas legais ou resultados do exercício auditados, ou, ainda, alternativas que incluem fusões e a alienação a uma ou mais instituições financeiras autorizadas a operar no mercado angolano pelo banco central.

BNA vendeEUR 672,7 milhões em Fevereiro

O banco central, realizou ao longo do mês passado, vendas de divisas ao mercado no montante de EUR 672,7 milhões. A informação consta do seu relatório mensal sobre os mercados cambiais e monetários, divulgado esta semana.

O montante serviu para a realização de operações diversas, sendo que grande parte do valor global, EUR 473,5 milhões destinou-se a cobertura de operações de diversos sectores da economia. Outros sectores que também receberam mais divisas foram a indústria (EUR 37,5 milhões ), viagens e ajudas familiares (EUR 82,8 milhões) e transportes (EUR 48,8 milhões).