loader

Economia: FMI alerta para lado negativo do impacto do proteccionismo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou Sexta-feira que as medidas proteccionistas propostas pelo presidente dos Estados Unidos teriam um impacto negativo na economia norteamericana.

‘As restrições às importações anunciadas pelo presidente norte-americano podem causar danos fora dos Estados Unidos, mas também na própria economia norte- americana, incluindo os sectores da manufactura e da construção, que são os grandes utilizadores de alumínio e de aço’, indicou o FMI em comunicado.

Donald Trump anunciou na Quintafeira a intenção de aplicar taxas às importações de aço e alumínio nos Estados Unidos para apoiar os produtores norte-americanos e aumentar o número de postos de trabalho.

Posteriormente, afirmou que as ‘guerras comerciais são boas’ e ‘fáceis de ganhar’. ‘Encorajamos os Estados Unidos e os seus parceiros comerciais a trabalharem em conjunto, de forma construtiva, para reduzir as barreiras comerciais e resolver disputas comerciais sem recorrer a medidas de emergência’, defendeu o FMI.

Últimas Notícias