Ministro dos negócios estrangeiros da Rússia chega hoje a Luanda

Ministro dos negócios estrangeiros da Rússia chega hoje a Luanda

O ministro dos negócios estrangeiros da Rússia, Serguey Lavrov, é aguardado hoje, em Luanda, para uma visita de trabalho a Angola, segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores(MIREX), enviada aO PAÍS

O chefe da diplomacia russa vem a Angola a frente de uma comitiva ministerial que vai manter conversações oficiais, a partir das 9 horas e 15 minutos, com a delegação angolana encabeçada pelo seu homólogo Manuel Augusto. Segundo a nota, as conversações serão precedidas de um encontro bilateral, entre ambos os diplomatas, durante o qual serão analisados assuntos da agenda políticodiplomática mundial, continental e regional.

Seguidamente, o ministro dos negócios estrangeiros da Federação da Rússia vai ser recebido em audiência, às 10 horas, pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

Após o encontro com o Presidente da República, por volta das 11horas e 30 minutos, Manuel Augusto e Serguey Lavrov concedem uma conferência à imprensa, na sede do MIREX, na baixa de Luanda, onde deverão prestar informações referentes às matérias discutidas durante as conversações entre as duas delegações.

A relações privilegiadas existentes entre a República de Angola e a Federação da Rússia conheceram o seu ponto alto em 1976, altura em que os dois países assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação.

De 1976 até ao presente momento, as relações entre os dois países passaram por diferentes etapas de cooperação, sendo actualmente mais significativas nos sectores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Formação de Quadros, Defesa, Interior, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca. Actualmente, estima-se que cerca de mil russos residem em Angola, enquanto pelo menos mil e 500 angolanos vivem na Rússia.