Trump diz que talvez EUA venha a ter Presidente vitalício

Trump diz que talvez EUA venha a ter Presidente vitalício

Donald Trump disse que acha “óptimo” que o Presidente da China possa manter-se no poder de forma vitalícia e colocou a mesma hipótese para os EUA: “Talvez tentemos fazer o mesmo um dia destes”

O Presidente norteamericano, Donald Trump, declarou que acha “óptimo” que o Presidente da China possa manter-se no poder de forma vitalícia e aventou a hipótese de os Estados Unidos um dia fazerem o mesmo.

Os comentários de Trump foram emitidos no Sábado durante um almoço de doadores republicanos na sua propriedade do Sul da Florida e citados pela estação televisiva norte-americana CNN, que deu a notícia com base numa gravação que obteve.

O chefe de Estado chinês, Xi Jinping, prepara-se para se manter indefinidamente no poder, quando o parlamento aprovar, na Segunda-feira, alterações legislativas nesse sentido, anulando décadas de esforços para impedir o regresso à ditadura.

Trump declarou no encontro: “Ele agora é Presidente vitalício. E é óptimo, acho que isso é óptimo. Talvez tentemos fazer o mesmo um dia destes”.

Para justificar a sua opinião, criticou novamente a sua adversária presidencial democrata Hillary Clinton, repetiu que “o sistema está viciado” e classificou a invasão do Iraque como “a pior decisão jamais alguma vez tomada”, referindo- se ao ex-presidente George W. Bush como sendo “outro verdadeiro génio”.