Trump perde conselheiro económico

Trump perde conselheiro económico

Divergências relativamente à política de comércio faz com que Gary Cohn deixe a administração norte-americana A Casa Branca perde mais uma das suas mais altas figuras.

Gary Cohn, o conselheiro económico de Donald Trump, demitiu-se, segundo anunciou a administração americana. Antigo presidente do Goldman Sachs, Cohn foi fundamental para a reforma fiscal do actual presidente norte-americano. No entanto, tinha profundas discordâncias com a política deste para o comércio, que se agravaram quando Trump anunciou a intenção de taxar gravemente as importações de aço e alumínio, na semana passada.

Em comunicado, Donald Trump agradeceu o seu “serviço dedicado ao povo americano”. O mal-estar entre Cohn e Trump foi evidente em Agosto, quando o conselheiro criticou a atitude do presidente perante as manifestações de extremadireita em Charlottesville, na Virgínia.

Na altura, afirmou que a administração “devia ter feito muito melhor”. Na semana passada, Donald Trump ficara sem a directora de comunicação, Hope Hicks, que se demitiu após ter testemunhado no Congresso a intervenção comissão que investiga a ingerência russa nas eleições americanas. Hicks recusou-se a responder a várias perguntas e admitiu ter dito “pequenas mentiras” ao presidente para não o incomodar.