Análise Diária: Balança comercial registou variação positiva de 50,92% em termos trimestrais

Balança comercial registou excedente de USD 7,05 mil milhões, no terceiro trimestre de 2017

POR: Atlantico

Espaço Angola

A balança comercial registou excedente de USD 7.050,75 milhões no quarto trimestre de 2017, que representa um aumento em termos homólogos de 67,09%. • O Índice de Produção Industrial (IPI), no quarto trimestre de 2017, registou uma variação negativa de 3% face ao trimestre anterior.

Espaço Internacional

Zona Euro: O PIB, com ajuste sazonal, cresceu 0,6% durante o quarto trimestre de 2017, uma variação em termos homólogos de 2,7%. Canadá: O Banco Central decidiu manter a taxa de juro de referência em 1,25%, como consequência das incertezas no desenvolvimento das políticas comerciais.

Visão Atlantico

A balança comercial no quarto trimestre de 2017 registou um excedente de USD 7.050,75 milhões, que representa um aumento em termos trimestrais de 50,92%. A performance positiva do indicador reflecte o aumento no nível de exportações em 18% no quarto trimestre determinado, fundamentalmente pelas exportações de petróleo e diamantes. Por outro lado, no mesmo período registou-se a redução das importações em 22%, com destaque para a contracção da aquisição de combustíveis e alimentos. O Banco Central do Canadá decidiu manter inalterada a taxa de juro de referência em 1,25%, na reunião de 7 de Março, devido às incertezas no desenvolvimento das políticas comercias. A possibilidade dos Estados Unidos da América aplicarem tarifas à importação de alumínio e aço, de 25% e 10%, tem gerado incertezas nos mercados internacionais. Destaque-se que o Canadá é o principal exportador de alumínio para os EUA e o segundo maior exportador de aço.