Detox e Retox iv

Detox e Retox iv

Continuam a “chover” mensagens de leitores, a perguntarem-me mais sobre o meu programa de Detox. A maior parte das perguntas baseia-se na alimentação. Não existe uma dieta padrão para todos os pacientes. Tudo depende do seu estado de saúde e da zona onde habitam. A proporção de cereais integrais, vegetais e leguminosas variam.

POR: Luís Filipe

O método como se cozinham também. Como a maior parte dos meus pacientes vêm de zonas temperadas, vou explicar-vos o que costumo aconselhar: Num clima temperado, uma dieta vegetariana equilibrada deve obedecer a alguns parâmetros. 50% do volume de cada refeição deve corresponder a cereais integrais. Aproximadamente cinco por cento do volume da nossa alimentação diária precisa ser na forma de sopa com vegetais variados, algas marinhas e cereais integrais.

Vegetais salteados ou cozinhados ao vapor são altamente aconselhados, sendo que eles devem corresponder entre 20 a 30% de cada refeição. Importa referir que estes alimentos devem ser cultivados no local e dentro da sua estação. Feijão-azuki, grão-de-bico, lentilhas e feijão preto devem constituir 10 a 15% da refeição. A restante percentagem consistirá em frutas da época, sumos de fruta, algumas sementes e alguns condimentos”. Quando o paciente aparece, sofrendo de alguma doença degenerativa e crónica, esta proporção modifica-se radicalmente. Em alguns casos, 80% de cereais integrais e 20% de vegetais, especialmente, os de folha verde. O meu objectivo é eliminar da alimentação dos pacientes, as substâncias responsáveis pela formação de toxinas. Assim, aos poucos, o organismo começa a eliminar todos os elementos tóxicos. Muitas outras pessoas pediram-me a opinião sobre sumos e sucos. Alguns sumos e sucos são grandes aliados do meu programa de desintoxicação. Também aqui, os sumos e sucos, que prescrevo aos pacientes, variam conforme as patologias que sofrem.

Mas de um modo geral, todos os sucos de vegetais (com grandes propriedades alcalinas), que costumo recomendar, têm uma grande capacidade de aglutinar os ácidos e eliminá-los pelos rins e pela urina. Um dos sucos que costumo prescrever, para desintoxicar o fígado, é o suco de cenoura, beterraba e aipo. Este é um super-suco desintoxicante. Ele ajuda a limpar o fígado, a vesícula biliar e o intestino ao mesmo tempo. Como a beterraba tem alto teor de açúcar, este suco não deve ser aconselhado para pacientes diabéticos. Para eles aconselho um suco de cenoura e nabo. Outras perguntas baseiam-se sobre como é o meu programa de Detox. Como já expliquei, baseiase em 7 semanas de terapia. A primeira semana deste programa consiste na desintoxicação. Restaurar um bom sono e aumentar a energia e stamina ocupam as semanas seguintes. A semana 4 consiste em reduzir o stress e melhorar o humor, e pretende- se aumentar a imunidade na semana que se segue. Melhorar a função cardíaca e fortalecer as funções cerebrais são os objectivos das duas últimas semanas do plano. A primeira semana deste programa consiste na desintoxicação. Restaurar um bom sono e aumentar a energia e stamina ocupam as semanas seguintes. A semana 4 consiste em reduzir o stress e melhorar o humor, e pretende- se aumentar a imunidade na semana que se segue. Controlar a alimentação, melhorar a função cardíaca e fortalecer as funções cerebrais são os objectivos das três últimas semanas do plano.