UAN arranca com doutoramento em Ciências Biomédicas

UAN arranca com doutoramento em Ciências Biomédicas

A Universidade Agostinho Neto (UAN) procede, hoje, em Luanda, à abertura do curso de doutoramento em Ciências Biomédicas, em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa (IHTM).

De acordo com uma nota de imprensa enviada a OPAÍS, este curso vai reforçar a formação avançada neste domínio, entendido genericamente como das Ciências Biológicas, voltadas para a pesquisa de doenças humanas, suas causas e os meios para tratá-las. “A biomedicina permite pesquisar as doenças humanas, os seus factores ambientais e eco-epidemiológicos; compreender as suas causas, efeitos e mecanismos interactivos bem como desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos”, diz a nota.

Garante ainda que este doutoramento capacitará os quadros pós-graduados a intervir nas áreas de formação, pesquisa, gestão e assistência, com um conhecimento aprimorado e consolidado que promova e progressiva resolução das doenças prioritárias do quadro nosológico nacional.A cerimónia será presidida pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN), sita no quintalão do Hospital Américo Boavida, ao Rangel.

O director do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED), Mário Fresta, fará a apresentação do doutoramento, seguindo-se a assinatura do memorando sobre este curso entre a FMUAN e o CEDUMED (pela UAN) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa. “Ciências Biomédicas e Saúde em Angola” será o tema da Oração de Sapiência a ser proferida pelo Coordenador do Doutoramento em Ciências Biomédicas, Filomeno Fortes, às 10horas. O acto será prestigiado também pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, pelo Director do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Edson Barreto, e pelo reitor em Exercício da UAN, Pedro Magalhães.