Concerto: Caetano Veloso prepara estreia do concerto em Portugal com os três filhos

Concerto: Caetano Veloso prepara estreia do concerto em Portugal com os três filhos

O músico brasileiro Caetano Veloso vai dar dois concertos, num espectáculo inédito na companhia dos seus três filhos, em Portugal. O “Ofertório” vai passar pelos coliseus do Porto e de Lisboa em pleno Verão, nos dias 30 de Julho e 1 de Agosto.

O espectáculo “Ofertório” estreia-se em Portugal e conta com a participação musical de Moreno, Zeca e Tom. Segundo Caetano Veloso, durante o concerto, além dos temas musicais que fazem sucesso no mercado vai apresentar temas inéditos. “Há clássicos de Moreno e canções novas de todos, inclusive minhas. Nas primeiras conversas, imaginámos chamar um pequeno grupo de músicos para enriquecerem os arranjos. Mas, ensaiando, decidimos ficar só os quatro no palco”, explicou.

O músico disse ainda que o espectáculo partilha o nome com um dos seus temas dos anos 90 “Ofertório”, de 1997, composto para uma homenagem à sua mãe. O artista explicou que se trata de um concerto acústico e singelo, onde as canções terão alinhamentos e serão registadas para CD e DVD. Avançou que além de cantar, vai tocar o violão, sendo que os outros tocarão outros instrumentos. “É um show familiar, nascido da minha vontade de ser feliz. Ter filhos foi a coisa mais importante da minha vida adulta”, disse o artista.

O artista

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu em 1942, é um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro com uma carreira que ultrapassa cinco décadas.Iniciou o seu trabalho profissionalmente apenas em 1965, com o compacto “Cavaleiro/ Samba em Paz”, enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia pelas suas apresentações nacionais do espectáculo Opinião, no Rio de Janeiro. O artista construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação e considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético.Embora desde cedo tivesse aprendido a tocar violão em Salvador, escrito entre os anos de 1960 e 1962 críticas de cinema para o Diário de Notícias e conhecido o trabalho dos cantores de rádios e dos músicos de bossa nova (notavelmente João Gilberto, seu “mestre supremo e com quem dividiria o palco anos mais tarde).