Adelino de Almeida à frente da ERCA

Adelino de Almeida à frente da ERCA

O jornalista Adelino de Almeida, ex-director da Televisão Pública e do Jornal de Angola, deverá ser apresentado hoje, Quinta-feira, 15 de Março, como o candidato do MPLA à liderança da Entidade Reguladora da Comunicação Social, que surge em substituição do Conselho Nacional de Comunicação Social.

Indicado pelo partido no poder, o MPLA, o ex-deputado integra uma lista em que será coadjuvado pelo também antigo parlamentar e jornalista Paulo Mateta, que durante os últimos tempos exerceu as funções de adido de imprensa da Embaixada de Angola no Brasil. Informações avançadas a este jornal indicam que hoje, na Assembleia Nacional, serão apresentados os candidatos à liderança da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA), em que o MPLA aparece com cinco integrantes, oposição (3), e as entidades representativas da classe com um cada.

O Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA), far-se-a representar pelo jornalista Reginaldo Silva, e a União dos Jornalistas Angolanos (UJA) com o jornalista e escritor Albino Carlos. Contactado por este jornal, o secretário do Sindicato de Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, disse que ´é desejável que o presidente e o vice-presidente não tenham sido indicados pela mesma entidade, embora formalmente as pessoas escolhidas devam agir de acordo e só com a consciência e olhando para o interesse público’.

Segundo o secretário do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, ‘a nossa sugestão é que haveria menos reserva sobre a ERCA se o país adoptasse os melhores modelos existentes nas economias e democracias mais avançadas. Os membros devem ser escolhidos mediante um concurso curricular’.