Análise Diária: inflação fixa-se em 1,12% no mês de Janeiro em luanda

Análise Diária: inflação fixa-se em 1,12% no mês de Janeiro em luanda

O índice de preços no consumidor registou redução de 0,27 p.p. em Fevereiro de 2018

POR: Atlantico

Espaço Angola

O Índice de Preços no Consumidor referente ao mês de Fevereiro, registou uma redução de 0,27 p.p. face ao mês anterior, fixando-se em 1,12%. O Programa de Crédito Agrícola de Campanha beneficiará de investimento no valor de 22,3 milhões EUR, mediante a emissão especial de Obrigações do Tesouro, aprovada por Decreto Presidencial.

Espaço Internacional

EUA: A taxa de Inflação referente ao mês de Fevereiro registou variação positiva, situando-se em 2,2%, um aumento de 0,1 p.p. comparativamente ao mês de Janeiro.  China: O Índice de Preços ao Produtor (PPI) para produtos manufacturados aumentou 3,7%, em Fevereiro, em termos anuais, mas reduziu 0,1% em relação ao mês anterior.

Visão Atlantico

O Índice de Preços no Consumidor referente ao mês de Fevereiro, registou uma redução de 0,27 p.p. face ao mês anterior, fixando-se em 1,12%. A variação mensal reflecte a contribuição das classes de bens e serviços diversos (Classe 12), alimentação e bebidas não alcoólicas (Classe 1), vestuário e calçados (Classe 3) e a classe saúde (Classe 8), em 26,19%, 17,97%, 13,28% e 11,81%, do total, respectivamente. Para a classe 12 e 3 poderá ter contribuído a abertura do ano lectivo. A variação da classe 8 poderá reflectir as consequências das chuvas que se registam em Luanda, enquanto a variação na classe 1 poderá reflectir a depreciação da taxa de câmbio que teve início em Janeiro último. A taxa de Inflação dos EUA referente ao mês de Fevereiro registou variação positiva, situando- se em 2,2%, um aumento de 0,1 p.p. comparativamente ao mês de Janeiro. Os gastos com consumo nas famílias poderão ter contribuinte para essa variação, tendo se registado aumentos dos preços nas classes de habitação 0,2 p.p, vestuário 1,5 p.p., e veículos automóveis, enquanto o índice de alimentos permaneceu inalterado e a energia aumentou ligeiramente, 0,1 p.p. face ao mês anterior.