Encenador Afrikanu Kangombe disserta sobre o percurso da Companhia Óasis, no Camões

Encenador Afrikanu Kangombe disserta sobre o percurso da Companhia Óasis, no Camões

A palestra subordinada ao tema “oásis 30 anos” será realizada no âmbito dos festejos das três décadas, desta agremiação teatral, assinaladas no corrente mês.

A mesma tem lugar a 20 de Março (3ª feira) pelas 18H30, no Camões/Centro Cultural Português, em que o orador deverá abordar, entre vários assuntos, a história do Grupo Teatro Oásis- Força Aérea Nacional, fundado a 13 de Março de 1988, no Cine Teatro Nacional, por António Kangombe, José Soares, João Afonso, Lee Dungo, Verita Amaro, Clemente Chimuco, Rhimisse e Mariseth.

O nome Oásis, segundo aponta uma nota introdutória da organização do evento, foi atribuído ao grupo em alusão às dificulda- Kisolokele Mendes inaugura “Cores do Impressionismo”, na Galeria Tamar Golan É a sua primeira exposição de pintura individual e será inaugurada na Sexta-feira, 16, e ficará patente até ao dia 2 de Abril, na galeria Tamar golan, da Fundação Arte e Cultura des de contexto vividas na época, designadamente falta de espaços condignos para os poucos grupos que se conseguiam afirmar na cena teatral.

Desde a sua criação, o grupo adoptou o lema “Uma proposta para a tradição”, procurando ser um espaço criativo de resgate da cultura tradicional angolana, demarcando-se de correntes seguidoras de influências externas. Partindo da cultura tradicional angolana, o grupo percorre um caminho de modernidade, procurando enriquecer-se com outras expressões, como a dança e o canto. O grupo tem tratado e representado os pulsares sociais, culturais e políticos do povo angolano e os seus usos e costumes. Coloca o seu trabalho ao serviço de causas como a defesa dos direitos humanos, o resgate de valores cívicos e morais e o combate ao HIV/Sida e à malária.

Conquistas

O Grupo conquistou vários Prémios em Festivais, entre eles, o 2º Prémio do Festival Nacional de Teatro, o 1º Prémio no Festival de Variedades da JMPLA de 1989, o 1º Prémio do Festival Provincial de Luanda e foi 2º Classificado no Prémio de Teatro de Luanda. Conta com digressões em Angola e diversos países, designadamente África do Sul, Moçambique, Zimbabwe, Portugal e Reino Unido.