Razão de São José ser o Padroeiro do Dia do Pai

Razão de São José ser o Padroeiro do Dia do Pai

Pelo facto de a enfeméride estar dentro do considerado mês dedicado à mulher, quase que o mesmo se perde de vista, na opinião do Frei Ferro, para quuem a sociedade precisa dar mais valor a referida data.

De acordo com o Missionário da Congregação dos Padres Dominicanos, Manuel Ferro Castro de Almeida é que o mérito deste santo deve-se ao facto de São José ter consentido a vontade de Deus, manifestada pelo anúncio do anjo Gabriel, sobre a concepção divina à Maria, numa altura em que o carpinteiro já era noivo da virgem. “É preciso recordar que tal situação ainda criou um certo desconforto da parte do esposo de Maria, ao ponto de este ter, temporariamente, decidido abandonar o noivado, mas a ele também se revelou, em sonho, uma advertência e desafio que o recomendava a não se afastar, já que ao mesmo estava confiada a missão de nomear o filho que havia de nascer e proteger a família”, explicou o Frei Ferro, como é carinhosamente tratado por paroquianos e correligionários.

O sacerdote referiu que o calendário litúrgico da Igreja Católica Romana e Apostólica ressalta a o factor família, no Evangelho segundo São Lucas, enquanto no de São Mateus se acentua a figura de Jesus. Ainda assim, Manuel Ferro chama atenção para não se confundir a interpretação de tal binómio como disparidade, pois, segundo esclareceu Jesus Cristo faz parte de uma família. Relativamente à atenção que se dedica aos pais neste dia, o Frei Ferro assegurou que a Igreja Católica é a instituição que mais presta atenção ao Dia do Pai, ao ponto de interromper a tradição da cor roxa, nas suas celebrações eucarísticas, em pleno tempo da Quaresma, a favor da branca, que, normalmente, marca uma solenidade.

“Então, é celebrada uma Missa em homenagem aos pais” informou o padre, para quem a sociedade ainda não dá o tratamento requerido a esta efeméride, por achar que o Dia do pai é, teoricamente engolido, pelo considerado mês da mulher. Finalmente, o Frei Manuel Ferro, informou que o Dia do Pai, 19 de Março, ganhava concepções diferentes, pois, no Brasil, era celebrado no segundo Domingo de Agosto, ao passo que, nos Estados Unidos e na Inglaterra, a solenidade acontecia o terceiro Domingo de Junho. Entretanto, a maior parte das nações do mundo fazem-na coincidir com o dia cristão em que se celebra a data São José, Pai de Cristo e Operário.