Victor Hugo Mendes promove tournée pelo livro e pela leitura em quatro cidades do país

Victor Hugo Mendes promove tournée pelo livro e pela leitura em quatro cidades do país

No quadro da promoção do livro e da leitura, o autor e jornalista, Victor Hugo Mendes, promove uma tournée em quatro cidades do país, a fim de divulgar obras de autores nacionais e estrangeiros.

POR: Jorge Fernandes

A iniciativa acontece pelo segundo ano consecutivo e tem início esta Quarta-feira 21, até ao dia 24, na cidade de Benguela, devendo ocorrer em simultâneo palestras motivacionais igualmente às demais cidades. Entre os dias 25 e 27, o jornalista escala a cidade do Lubango, e de seguida ruma para cidade do Namibe com o mesmo propósito, nos dias 28 e 01 de Abril, culminando na cidade do Huambo de 03 a 08 de Abril. Nesta incursão, serão apresentados mais de uma centena de títulos diferentes de mais de 47 escritores, entre nacionais e estrangeiros, sendo a editora “A Casa das Ideias”, a responsável por uma maior divulgação dos escritores angolanos ligados a escrita de livros académicos, por tratar-se da sua especialidade. “A nossa intenção e através da Casa das Ideias é de promover um maior número de livros nacionais, não só para que os leitores tenham contacto com elas, mas que as leiam de facto e tirem deles o melhor proveito”, salientou. Acrescentando realçou, que cumpre com esse propósito por tratar-se de “uma missão sobretudo pedagógica, de modo a incentivar o gosto e o hábito pela leitura, pois como tenho dito quem lê um livro nunca mais é mesma pessoa”.

Palestras

À margem da feira de livros, serão ministradas algumas palestras motivacionais em que deverão ser abordados temas como “A Gestão do tempo”, “A juventude e as redes sociais”, “Como falar em público com confiança e como desenvolver o hábito de leitura”, entre outros assuntos. Mais do que a teoria, defende o autor, é importante que se apresentem os factos na prática. “O conhecimento deve ser partilhado e a ideia é aproximarmo-nos da pessoas e dos livros e, de igual modo, elas poderem desenvolver o seu intelecto, com mais argumentos a fim de termos uma sociedade mais coesa e mais sã”. Por outro lado, explicou que estas actividades decorrem no âmbito de um vasto programa importante para os nossos tempos, mas muitas vezes posta de lado por vários motivos. Ainda assim, tem sido possível graças ao apoio de alguns parceiros que acreditam na causa, embora em número reduzido.

O promotor

Victor Hugo Mendes é o promotor da iniciativa, actualmente é jornalista da Rádio MFM, palestrante e autor. Enquanto profissional teve passagem pela Rádio Malanje onde se iniciou, tendo de seguida trabalhado para emissora católica de Angola “Ecclésia” e tempo depois da Rádio Luanda do grupo Rádio Nacional de Angola. Em televisão apresentou os programas “Dia a Dia” e “Janela Aberta”, da TPA2 e TPA1, respectivamente. Tem desenvolvido palestras motivacionais em vários locais no país e no estrangeiro, com destaque para Moçambique, Brasil, Estados Unidos, Namíbia, Africa do Sul e Portugal. Quanto aos livros é autor de três, designadamente “O Meu Livro de Pensamentos”, “Face 69” e “Tchiwekinha – O menino vencedor”. Na academia é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Privada de Angola (UPRA).