Noruega aposta na indústria pesqueira do país

Noruega aposta na indústria pesqueira do país

O objectivo é garantir ao mercado pescado com mais qualidade, assim como o reforço da cooperação com o Ministério das Pescas e do Mar.

O encarregado de negócios da Noruega, Havard Hoksnes, mostrou- se disponível a cooperar com Angola na expansão de unidades fabris de transformação de pescado nas províncias litorais do país, para garantir o fornecimento de peixe ao mercado. O responsável fez estas declarações no final da reunião anual do programa de cooperação técnica entre Angola e o Reino da Noruega, realizada nesta Terça-feira, em Luanda, com a ministra das Pescas e do Mar, Victória de Barros Neto.

O encontro teve como objectivo a elaboração do Plano Estratégico Nacional do Mar, que vai orientar a exploração e gestão de recursos marinhos em Angola, com vista a garantir a sua sustentabilidade, centrando-se em três pilares fundamentais, como o conhecimento, a utilização e preservação dos recursos marinhos existentes no país. Dada a larga experiência da Noruega nos sectores das pescas e do mar, a ministra solicitou o apoio norueguês no sentido de ajudar o país a traçar estratégias concretas para a exploração sustentável do mar de Angola.

Afirmou que a sustentabilidade do mar angolano está relacionada com a sua preservação, explorando os recursos marinhos de forma responsável, para que as novas gerações possam tirar maior proveito do mar. “Procuramos fazer uma pesca sustentável, tendo a actividade pesqueira como um recurso economicamente viável. A biomassa do país está estável e vamos continuar a tomar medidas para que se mantenha estável”, frisou.

Na ocasião, a governante atribuiu nota positiva à cooperação entre os dois países, com realce para área da formação de quadros e aquisição de dados. A reunião, que visou fazer o balanço das actividades desenvolvidas ao longo do ano 2017, nos domínios das pescas e do mar, contou com a participação de entidades ligadas aos sectores da pesca, indústrias exploradoras de petróleo e gás, transportes, turismo, entre outras áreas. A cooperação entre Angola e o Reino da Noruega, no domínio das pescas, é uma parceria que data de 1985, ano em que o primeiro navio realizou o primeiro cruzeiro na costa de África, incluindo Angola.