Técnicos do BAD analisam projectos financiados no país

Técnicos do BAD analisam projectos financiados no país

Técnicos superiores do Banco Africano de Desenvolvimento, nomeadamente, assessores seniores dos directores executivos apreciam, durante a visita ao país, os desenvolvimentos recentes na economia nacional e o desempenho da carteira de projectos financiados pela instituição.

Durante a sua estadia em Angola (desde o dia 19 de Abril do ano passado), o representante residente do BAD em Angola, Joseph Martial Ribeiro, que encabeça a comitiva da instituição financeira, identificou coincidências entre as prioridades do Banco e as do Governo do Cuanza-Norte para possível financiamento de projectos, sobretudo nas áreas da agricultura, da energia e transportes.

Citado pelo site do Ministério das Finanças, o responsável afirmou que “para iniciar qualquer projecto na província, são antes necessários estudos de viabilidade e pré-viabilidade”, apontando que o primeiro passo seria fazer o levantamento dos estudos disponíveis para aprofundar as avaliações, e daí concertar com o Ministério das Finanças para uma avaliação das suas necessidades objectivas. Joseph Martial Ribeiro defendeu a identificação de “projectos de desenvolvimento integrado”, que abranjam várias áreas e que respondam a diferentes desafios, com a intervenção do sector privado, tendo em consideração o potencial da província nos domínios da energia, agricultura e turismo. Para o representante do BAD, a sua equipa, também visitou a barragem hidroeléctrica de Laúca, para conhecer as pretensões do Executivo em matéria de geração de energia eléctrica no rio Cuanza, em particular, e o potencial que vai oferecer para a sua exportação na região da SADC.

A carteira actual de projectos do BAD em Angola compreende 9 projectos correspondentes a um montante USD 797 milhões. Saliente-se que em Abril de 2017 o BAD aprovou uma nova Estratégia de Cooperação para Angola para o quinquénio 2017- 2021. A mesma foi elaborada em estreita colaboração com o Governo de Angola, cujas linhas de intervenção estão articuladas com a Estratégia de “Longo Prazo 2013-2022” do BAD, e as suas cinco áreas prioritárias – High5. Segundo ainda o Ministério das Finanças, a estratégia do BAD também alinha com a Visão 2025 e o Programa do Governo para o Período 2017-2022. Por isso, está orientada para o apoio à diversificação da economia angolana, através de investimentos integrados para a transformação do sector agrícola e apoio ao desenvolvimento de infra-estruturas.

Angola no BAD

Angola é membro regional do BAD desde 23 de Junho de 1980. Desde então, 44 projectos foram financiados pelo BAD, num montante total equivalente a USD 2.07 mil milhões, em diversos sectores, nomeadamente energia, água e saneamento, agricultura, ambiente, transporte, finanças e governação.