Banco Mundial aprova USD 110 milhões para a saúde

Banco Mundial aprova USD 110 milhões para a saúde

O dinheiro servirá para apoiar os esforços do Governo de Angola na melhoria da qualidade dos serviços de saúde Segundo uma nota enviada a OPAÍS, o Banco Mundial aprovou, na última Quinta-feira, os USD 110 milhões para o projecto de reforço do desempenho do sistema de saúde que irá beneficiar as mulheres em idade reprodutiva e as crianças menores de cinco anos em 21 municípios, num total de sete províncias.

Além disso, o projecto apoiará actividades relacionadas com o fortalecimento do sistema nacional de saúde que criem condições propícias para a prestação de serviços de saúde de qualidade em todo o país. O desempenho de 232 unidades de saúde primárias em municípios alvo também será apoiado durante o projecto. As áreas alvo da intervenção para o referido projecto serão as seguintes províncias e municípios: Bengo: Ambriz e Dande; Luanda: Icolo e Bengo; Lunda Norte:

Chitato, Cambulo, Cuango, Lucapa; Malanje: Cacuso, Calandula, Malanje, Caculama (Mucari); Moxico: Camanongue, Luau, Luena (Moxico); Uíge: Maquela do Zombo, Negage, Sanza Pombo, Uíge; e Cuando Cubango: Cuito Cuanavale, Mavinga, Menongue. Foram introduzidos dois aspectos novos no projecto que são a pilotagem de um financiamento baseado no desempenho para concentrar o foco nos resultados, na prestação de serviços de saúde de qualidade e uma componente de resposta de emergência flexível, para fornecer ao país um mecanismo que responda rapidamente a potenciais surtos.