Comandante-Em-Chefe felicita combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale

Comandante-Em-Chefe felicita combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale

Por ocasião do 30º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalado ontem, 23 de Março, o Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, felicitou todos os combatentes que nela participaram.

Segundo um comunicado enviado a OPAÍS, o Comandante-Em- Chefe refere que recorda com orgulho o carácter decisivo deste confronto que alterou definitivamente a correlação de forças na região da África Austral. Acrescenta que a Batalha do Cuito Cuanavale abriu caminho à implementação da resolução 435/78 do Conselho de Segurança das Nações Unidas para a Independência da Namíbia e o fim do regime de segregação racial que vigorava na África do Sul.

Na nota, o mais alto magistrado da Nação, refere ainda que, na histórica batalha milhares de angolanos em armas, lado a lado com internacionalistas de países irmãos, Cuba e União Soviética, combateram dia e noite para a salvaguarda da integridade da Nação angolana.

Esta contenda, segundo o comunicado, foi a reafirmação inequívoca da tradição de luta “do nosso Povo, que se estende no tempo e nos conduzirá a novas vitórias no esforço colectivo de edificarmos uma sociedade de prosperidade, justiça social e inclusão”. Na qualidade de Comandante- Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço rende profunda homenagem “aos bravos e heroicos combatentes dessa gesta, em particular aos que o fizeram com o sacrifício das próprias vidas”.