Governo revê previsão de crescimento para metade

Governo revê previsão de crescimento para metade

O Executivo reviu em baixa a previsão do crescimento da economia este ano de 4,9 % (projecção inscrita no Orçamento Geral do Estado para 2018) para 2,4 %, um valor próximo do estimado pela missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) que recentemente visitou Angola no âmbito da avaliação anual à economia nacional.

A revelação de que a estimativa oficial para o crescimento da economia este ano foi revista em baixa foi feita por Alves da Rocha em entrevista concedida na noite de ontem à TV ZIMBO. O FMI aponta para um crescimento de 2,2 %.

Angola aumentou a produção petrolífera em Fevereiro, mas a Platts, a agência internacional especializada em petróleo, divulgou ontem uma projecção segundo a qual a produção de petróleo vai cair para 1,58 milhões de barris por dia nos próximos meses.

Actualmente a produção angolana situa-se acima de 1,6 milhões de barris por dia, tendo aumentado em Fevereiro, de acordo com os dados divulgados no relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O preço do petróleo vem subindo esta semana, com o preço do barril de Brent, que é o tipo de crude que serve de referência às ramas angolanas, a superar esta Sexta-feira 70 dólares na praça de Londres.