Ministro assegura o retorno das obras na Huíla no próximo ano

Ministro assegura o retorno das obras na Huíla no próximo ano

As estradas que ligam os municípios de Quipungo a Chicomba; Caconda a Chipindo e a microturbina hidroelétrica de Chicomba, cujas obras foram iniciadas há mais de dois anos, na província da Huíla, terão novo andamento no próximo ano

POR: João Katombela, na Huíla

A garantia foi-nos dada recentemente, no município de Chicomba, pelo Ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares, aquando da sua visita de trabalho à província da Huíla, onde radiografou o estado actual das obras de impacto social. Consta nos planos do Executivo a conclusão destas obras, com vista a garantir um desenvolvimento sustentável às populações que delas dependem.

Para além da conclusão da estrada que liga o município de Caconda ao município do Chipindo, prevê-se o arranjo do troço que liga a Província da Huíla à do Cuando Cubango. “Este programa de interligação entre os municípios é importante, pois irá permitir a ligação da província do Huambo com as províncias do Cuando Cubango e Huíla. Ligando Kuvango a Kuchi, passando pelo Kutato, chegando a Menongue e também do Kuvango em direcção ao Cunene, através de Cuvelai, teremos facilitado o escoamento de produtos de pessoas e bens, e contribuir para o programa de diversificação da economia”, disse.

Durante os dois dias de trabalho na província da Huíla, Manuel Tavares constatou igualmente que algumas pontes ao longo das estradas dos municípios supracitados carecem de intervenção urgente, sob pena de se cortar a ligação entre os mesmos. Entretanto, garante que o ministério de tutela vai traçar um plano de emergência para fazer face a esta situação.