Religião: Kimbanguistas comemoram centenário com um culto de acção de graças

Religião: Kimbanguistas comemoram centenário com um culto de acção de graças

Um culto de acção de graças a Deus, em alusão ao centenário natalício de Diangenda Kuntima Joseph, primeiro chefe espiritual da Igreja Kimbanguista no Mundo, realiza-se amanhã, Domingo, 25, em Luanda, no Pavilhão Gimno-Desportivo da Cidadela

POR: Ireneu Mujoco

Diangenda Kuntima Joseph, que nasceu a 22 de Março de 1918, em Nkamba, República Democrática do Congo (RDC), e falecido a 8 de Julho de 1992, foi o terceiro filho de Simon Kimbangu, o fundador da Igreja de Jesus Cristo sobre a Terra (Os Kimbanguistas), que dirigiu esta congregação religiosa desde 1959 até 1992. Para assinalar o seu aniversário natalício, a direcção da Igreja Kimabguista em Angola, liderada por Sua Grandeza Kisolokele Kianagani Paule, está a desenvolver várias actividades.

Esta Quinta-feira, foram simbolicamente inauguradas várias infra-estruturas sociais: um centro multiusos, um centro médico, a ampliação da escola do II nível e do centro materno– infantil de Viana, que terá uma capacidade acima de 50 camas, contra a anterior que era de 25 camas. O centro multiusos contará com duas salas de reuniões com capacidade para 250 lugares cada uma, um centro médico para atendimento dos cidadãos mais desfavorecidos e suites. A escola do II Nível 18 de Novembro está a ser restaurada, visando aumentar-lhe o número de salas, cuja estrutura passou para um edifício de primeiro andar, e a construção da residência do chefe espiritual. Estão a ser também reabilitadas, as suites no interior da Igreja, obras que contam com a contribuição dos fiéis.

As referidas obras encontram-se em fase avançada. Para esta celebração, encontram- se em Angola os líderes da igreja residentes na RDC, no centro espiritual desta congregação, também conhecido como a Nova Jerusalém. Para além destes, encontram- se também em Angola, fiéis provenientes da RDC, República do Congo, Namíbia, África do Sul, França, Inglaterra, Estados Unidos da América, Zâmbia, Suiça e Alemanha. Esta igreja está implantada em 37 países do Mundo, foi fundada a 6 de Abril de 1921 na RDC.