Colectivos teatrais promovem sessões em alusão Dia Internacional do Teatro

Colectivos teatrais promovem sessões em alusão Dia Internacional do Teatro

Quinze grupos teatrais do Soweto em Luanda participam de 30 de Março a 1 de Abril em sessões de artes cénicas no centro cultural do Lubango, província da Huíla, uma iniciativa da representação da Cultura

O evento está inserido na celebração do 27 de Março, Dia Internacional do Teatro, a assinalar- se esta Terça-feira, sob o lema: “O teatro é vida e é um veículo de comunicação na sociedade”.

Segundo o director do Gabinete Provincial da Cultura da Huíla, Pedro Mussunda, participarão na jornada grupos residentes nos municípios do Lubango, da Chibia, da Humpata e de Cacula.

Os grupos vão apresentar peças teatrais de 30 a 45 minutos, cujos títulos não revelou, mas de forma geral ressaltam o resgate dos valores cívicos, morais e culturais, bem como apelarão para a importância da manutenção da paz e da democracia em Angola.

Referiu que o programa de actividades em torno da data teve início a 21 do corrente mês aliando, igualmente, o Dia Mundial da Poesia, com a recitação poética no jardim da Sé Catedral, na rua e defronte da direcção local do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM).

Durante a semana realizou-se uma palestra sobre poesia, debate radiofónico sobre o papel do teatro na consolidação da paz, bem como uma visita a província do Cuando Cubango, no âmbito de um intercâmbio cultural com os grupos teatrais entre as duas províncias.

A direcção local da Cultura controla, actualmente, mais de 30 grupos teatrais entre amadores e profissionais, com 250 integrantes.