OMC receia riscos de conflito comercial entre EUA e China

O director da Organização Mundial do Comércio (OMC) advertiu Sextafeira que as novas barreiras aduaneiras põem ‘em perigo a economia mundial’, quando Pequim e Washington mantêm um braço de ferro comercial.

‘A desestabilização dos fluxos comerciais vai pôr em perigo a economia mundial num momento em que a recuperação económica, apesar de frágil, é cada vez mais evidente no mundo inteiro’, afirmou Roberto Azevedo, numa declaração escrita, sem mencionar qualquer país.

‘Lanço um novo apelo à moderação e a um diálogo urgente, o melhor caminho a seguir para resolver estes problemas’, acrescentou. A decisão unilateral, anunciada pelos Estados Unidos no passado dia 08, de impor taxas de 25% às importações de aço e de 10% às de alumínio relançou o espectro de uma guerra comercial.

Esse risco aumentou na Quinta-feira, quando a Casa Branca anunciou que pretende impor tarifas a importações chinesas que podem atingir os USD 60 mil milhões anuais, enquanto Pequim ripostou ameaçando as exportações norte-americanas, nomeadamente do sector da fruta.