Donald Trump expulsa 60 diplomatas russos dos EUA após envenenamentos no Reino Unido

Donald Trump expulsa 60 diplomatas russos dos EUA após envenenamentos no Reino Unido

Por suspeitas de envolvimento russo no caso do envenenamento em Salisbury, no Reino Unido, a Casa Branca anunciou a expulsão de 60 diplomatas. 14 países europeus fizeram o mesmo

A Casa Branca anunciou a expulsão de 48 diplomatas e 12 funcionários das Nações Unidas, por suspeitas de envolvimento russo no caso do envenenamento em Salisbury, no Reino Unido. Ao mesmo tempo, o Governo alemão anunciou, também, a expulsão de quatro diplomatas ligados a Moscovo — e Berlim não foi a única capital europeia a anunciar este tipo de medidas, esta Segunda-feira: segundo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, 14 países decidiram fazê-lo depois das conversas da cimeira europeia.

A decisão em Washington foi tomada “em solidariedade para com os nossos aliados mais próximos”, explicou fonte da Casa Branca a vários jornais, incluindo o The Washington Post. Ao expulsar os diplomatas, a administração Trump defendeu que muitos deles operam, na realidade, como funcionários dos serviços secretos russos. Estão nos EUA espiões russos “em número inaceitavelmente elevado”, defende a Casa Branca, ao mesmo tempo que encerrou, também, o consulado da Rússia em Seattle, no Noroeste dos EUA.

A fonte da Casa Branca garante que a intenção é proteger a segurança nacional dos EUA e “castigar” a Rússia: o envenenamento “foi uma tentativa irresponsável por parte do Governo para assassinar um cidadão britânico e a sua filha, em solo britânico, com um agente tóxico”.

Washington não tem dúvidas de que o Kremlin esteve por trás deste envenenamento e defende, por isso, que a atitude “não pode ficar sem resposta”. Depois de no Conselho Europeu os líderes políticos da União Europeia terem concordado que “muito provavelmente” o Kremlin terá estado envolvido na tentativa de assassinato a Sergei Skripal, 14 países europeus — entre os quais Alemanha, França e Ucrânia — tomaram, também, medidas contra Moscovo. Itália expulsou dois diplomatas russos do país.