loader

Zaire: Incêndios provocam prejuízos de mais de Kz 18 milhões

Dezoito milhões, seiscentos e cinco mil kwanzas é o valor estimado dos danos materiais provocados por 33 incêndios de pequenas e médias proporções ocorridos na província do Zaire, de Janeiro até a presente data. Curto-circuitos, negligência e fugas de gás butano e combustível, assim como presumível fogo posto estiveram na origem da deflagração de tais incêndios, segundo o Serviço Provincial de Protecção Civil e Bombeiros.

Os mesmos ocorreram nos municípios de Mbanza Kongo, do Soyo e Nzeto, tendo-se verificado um aumento de três casos em comparação a igual período de 2017.No período em balanço, segundo uma nota daquele órgão do Ministério do Interior, registou- se um total de 85 ocorrências, mais cinco casos, onde se incluem 39 invasões de abelhas a residências e locais públicos, seis afogamentos, dois derrames de combustível na via pública, dois casos de suicídio por enforcamento, entre outros. O relatório refere ainda que as fortes chuvas que se precipitaram à província, no período em referência, destruíram 100 residências, uma igreja, igual número de escolas, deixando dois mil e 862 agregados familiares sem abrigo e o ferimento de cinco pessoas.

Outras 377 casas ficaram alagadas, incluindo duas escolas, três estabelecimentos comerciais, uma central eléctrica, um armazém e campos agrícolas, destruídos em consequência das chuvas que atingiram a província, tendo feito desabar 100 residências, no período em análise. O relatório termina dando ênfase ao apoio em bens diversos prestado pelo governo local a 96 famílias sinistradas no município do Cuimba, assegurando, por outro lado, que o SPCB na região vai intensificar as acções profiláticas junto às comunidades locais visando prevenir os riscos.

Últimas Notícias