“Dia Mundial” movimenta acção de grupos teatrais

“Dia Mundial” movimenta acção de grupos teatrais

O projecto Cena Livre e o grupo Nguzu Yetu realizaram várias actividades, entre as quais uma mesa redonda visando avaliar o estado das artes cénicas, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, assinalado Terça-feira, 27

POR: Valquíria Martins

Sob a égide da Kazango Produções, as actividades foram realizadas entre os dias 25 e 27, tendo ocorrido exibições teatrais, com destaque para a peça “Lupulo” do projecto Vela- Angola, assim como foram homenageados os grupos de teatro do Cazenga que estão no activo, entre eles a Nova Cena, Nguzu Yetu, Conjutura de Artes, Kusasa Mavu, Zuela Kidy e o Kussocana Com o mesmo propósito foram ainda exibidos pelo grupo Dádiva Emanuel a peça “Entre eu e Elas”, além de outras homenagens à instituições e individualidades que contribuíram para o desenvolvimento do teatro dentro e fora do município do Cazenga durante o ano 2017.

Na mesma noite foi também exibida a peça “Sensação”, considerada pela crítica como a melhor peça e “A Plateia” com o actor Adriano Estevão, que mereceu da organização diversos prémios pela sua performance em palco. Na mesma senda, conforme fez saber a organização, o ponto mais importante das actividades foi a recolha de donativos, entre bens de primeira necessidade e vestuário, destinados ao centro de acolhimento Arnaldo Janssen, vulgarmente conhecido como “Padre Horácio”. Outras actividades O grupo Cenas Lives realizou uma mesa redonda que visou reflectir sobre o estado do teatro nas províncias do Huambo, Bié, Malanje, Cuanza-Sul e Bengo, tendo as mesmas províncias sido representadas cada uma com os respectivos directores artísticos.

A peça “Matem o Meu Marido” do grupo Génesis, um dos mais novos grupos de teatro de Luanda, foi estreada na ocasião. Narra a história de um homem que tinha muitas esposas e, ainda assim, abusa sexualmente das suas enteadas menores de idade, até ser apanhado. Os representantes das cinco regiões provinciais foram alvo de uma singela homenagem, pelos esforços e dedicação que têm empenhado em prol do desenvolvimento e progresso da arte teatral no país. Refira-se que o projecto “Cena Livre”, criado há dois anos, tem como principal objectivo garantir formação em artes cénicas a novos talentos e não só. O 27 de Março Dia Mundial do Teatro, foi instituído pelo Instituto Internacional de Teatro, afecto a UNESCO- Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência.