UA junta-se a parceiros bilaterais e multilaterais para Sahel

UA junta-se a parceiros bilaterais e multilaterais para Sahel

A União Africana elaborou uma estratégia para o Sahel em 2014, complementar a outras estratégias concebidas por parceiros bilaterais e multilaterais, declarou Terça-feira em Nouakchott o presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat.

Mahamat fez esta declaração no termo de uma audiência que lhe concedeu o Presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz, no quadro de uma reunião consultiva estratégica sobre o G5 Sahel, que teve início ontem, Quarta-feira,28, na cidade capital mauritana, segundo a Agência mauritana de Notícias (AMI).

O encontro de dois dias deve produzir “um roteiro consequente dr e realista, tendo em conta a experiência de uns e de outros” para se ir para o objectiva comum, acrescentou o presidente da CUA que se encontra em Nouakchott desde Terça-feira última. Após o seu encontro com o líder mauritano, Mahamat frisou que os assuntos abordados são “úteis” e vão permitir à organização panafricana consolidar os seus compromissos junto do G5 Sahel”.

Nouakchott prepara-se para acolher a próxima cimeira dos chefes de Estado e de Governo da UA em Julho de 2018. Criado em Fevereiro de 2014, o G5 Sahel, sediado em Nouakchott, compreende o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad. Trata-se de um quadro institucional de coordenação e acompanhamento da cooperação regional em matéria de políticas de desenvolvimento e de segurança na África Central.