Cartaz: Exposição “Artes Mirabilis” encerra amanhã em Lisboa com a celebração do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional

Cartaz: Exposição “Artes Mirabilis” encerra amanhã em Lisboa com a celebração do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional

A mostra, reunindo 50 artistas, tem a curadoria de Lino Damião e é constituída por 20 peças de grande valor etnográfico. Marca a celebração do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, e o 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, a ser assinalado amanhã em todo o país e na diáspora

Texto de: Augusto Nunes

A exposição, co-organizada pela Embaixada de Angola com o apoio do Ministério da Cultura de Angola e da Câmara Municipal de Lisboa, começou a ser preparada em Outubro de 2017 e foi inaugurada em Fevereiro último na Galeria de Artes da UCCLA, em Lisboa. É a primeira colecção do género que a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) leva a efeito este ano, homenageando a cultura angolana no início de um novo ciclo político, económico e social, com os olhos postos no futuro e na entre-ajuda dos povos de língua portuguesa.

De acordo com a organização, a exposição surgiu da iniciativa do secretário- geral da UCCLA, Vitor Ramalho, que tendo em atenção o novo ciclo que se abriu em Angola, depois das eleições de 23 de Agosto de 2017, pareceu importante divulgar a cultura angolana, com 55 pintores consagrados e 20 esculturas, gentilmente cedidas pelo Comendador Joe Berardo.

Próximas exposições De acordo com a organização, o próximo projecto de exposições será realizado no próximo semestre e será sobre pintura de todos os Países de Língua Oficial Portuguesa no seu conjunto. Tal como sucedeu desde a abertura das novas instalações da UCCLA, em 2018 projectam-se vários eventos que têm a ver com a cultura dos países de língua oficial portuguesa, quer do ponto de vista literário, quer de debates, sobre a realidade desses mesmos países aproveitando assim a circunstância de em muitos deles ocorrerem eleições autárquicas ou legislativas. Além destes eventos, realizarse- á na cidade da Praia, em Cabo Verde, o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa.

Exposições realizadas

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) promoveu em 2017, duas exposições: “Conexões Afro-Ibero-Americanas 2.01”, que contou com a presença de importantes autores de Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Juntam-se a esta, a Península Ibérica (Portugal e Espanha), o Brasil, o Chile, a Argentina e Cuba, dos quais Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny, Salvador Dalí, Pablo Picasso, Joan Miró, Malangatana, Wifredo Lam, Marcelo Grassmann, Fernando Botero, Eduardo Nery, Mito, entre outros. A segunda exposição intitulouse “Artistas Unidos contra a Fome” realizada no âmbito da campanha “Juntos contra a Fome” da CPLP com o objectivo angariar fundos para a viabilização de projectos que contribuam para a erradicação da fome na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).