País carece de técnicos bibliotecários para responder à demanda dos serviços

País carece de técnicos bibliotecários para responder à demanda dos serviços

A directora adjunta da Biblioteca Nacional em Luanda, Diana Luhuma, afirmou esta Segunda-feira que o país carece de técnicos bibliotecários para responder nos serviços prestados em bibliotecas

Diana Luhuma, que falava à margem de um encontro com alunos de algumas escolas de Luanda, a propósito do 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, explicou que não tem havido enquadramento de especialistas em bibliotecas, através de concursos públicos, devido à crise económica e financeira que o país atravessa, facto que está a criar um deficit no sector.

A responsável salientou que para o referido quadro têm ministrado cursos de capacitação e refrescamento aos profissionais do sector, de modo a aprimorarem conhecimentos e munirem-se de ferramentas modernas. Informou que uma das metas do sector da Cultura é dar maior impulso para a criação e apetrechamento de bibliotecas com acervo e equipamento informático, assim como a garantir a formação de mais técnicos.

Um outro factor importante avançado por Diana Luhuma prende- se com a melhoria do sistema de gestão da rede de bibliotecas do país, com vista a garantir um serviço mais qualificado no atendimento ao público. Já no que diz respeito ao 2 de Abril, dia consagrado internacional do Livro Infantil, a responsável advogou a necessidade dos pais e outros encarregados de educação e professores incentivarem as crianças a ganharem o hábitos e o gosto pela leitura.

A directora sublinhou que a literatura infantil abre portas de um universo em que a criança abre a mente, fica melhor informada e instruída, abrindo assim novos horizontes aos mais pequenos. Recorde-se que o 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, foi instituído em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, em 1805, considerado o primeiro autor a romancear as fábulas voltadas especialmente para crianças.

Esta efeméride tem tem a missão de introduzir nas crianças o encantamento das letras, através de obras que transmitam juízos de moral e valores sociais.