Análise Diária: Primeira emissão de Obrigações do Tesouro indexadas aos Bilhetes do Tesouro realizou-se em Março

Análise Diária: Primeira emissão de Obrigações do Tesouro indexadas aos Bilhetes do Tesouro realizou-se em Março

A emissão no mercado primário foi realizada à taxa de 24,82% e na maturidade de três anos

POR: Atlantico

Espaço Angola

A primeira emissão de Obrigações do Tesouro indexadas aos Bilhetes de Tesouros foi realizada em Março no montante de 20,35 mil milhões AOA, com maturidade de três anos e à taxa de juro de 24,82%.  Os bancos comerciais transaccionaram liquidez no montante de 2.878,05 mil milhões AOA, ao longo do primeiro trimestre do ano corrente, que corresponde a um aumento de 589% face ao período homólogo.

Espaço Internacional

Zona Euro: O Índice manufactureiro Markit apresentou uma redução mensal de 3,54%, fixando- se em 56,6 pontos em Março. Alemanha: As vendas a retalho referentes a Março apresentaram incremento de 1,3% que representa um aumento de 3,6 p.p. em comparação ao período homólogo.

Visão Atlantico

A primeira emissão de Obrigações do Tesouro Indexadas à taxa dos Bilhetes do Tesouro foi realizada no mês de Março na maturidade de três anos com taxa de juro de 24,82%. O montante emitido no mercado primário atingiu 20,35 mil milhões AOA, que representa 11% do total previsto no Plano Anual de Endividamento (PAE) do Executivo para 2018. Note-se que essa modalidade de emissão de títulos poderá apresentar- se como alternativa aos títulos índexados à taxa de câmbio que o PAE descontinuou em razão dos riscos cambias que representam para o emitente na presente conjuntura.

O Índice manufactureiro Markit da Zona Euro apresentou uma redução mensal de 3,54%, fixandose em 56,6 pontos em Março. De Após atingir máximos históricos em Dezembro de 2017, e não obstante registaram-se melhorias nos níveis de criação de emprego, o índice tem registado reduções sucessivas desde Janeiro de 2018, o que poderá reflectir as incertezas dos produtores em virtude das tensões comercias que têm sucedido, principalmente no norte da Europa, estando a afectar as expectativas em relação à oferta em matérias- primas e a redução na cadeia de produção.