loader

BPC pode voltar a conceder crédito este mês

O maior banco comercial do país retoma a concessão de crédito à empresas e particulares, este mês, ao ser recapitalizado com Kz 180 mil milhões, pelo Estado, através de uma emissão de dívida pública.

A garantia foi dada à imprensa, há um mês, por Alcides Safeca, presidente do Conselho de Administração daquela instituição financeira. Recorde-se que o banco suspendeu a concessão de crédito há dois anos, devido ao volume de crédito malparado.

Para o presente ano económico, a administração do BPC definiu como prioridade o saneamento da carteira de crédito e a redução dos custos operacionais. Recorde-se que em 2017, o valor da carteira de crédito mal parado que o BPC previa vender à Recredit, no âmbito do plano de recapitalização da instituição financeira, era de Kz 231 mil milhões.

Em Outubro, a anterior administração já garantira que o banco entraria, em 2018, com o processo de saneamento da carteira de crédito mal parado superior a Kz 500 mil milhões. Com a entrada em “cena” do Estado angolano, o Banco de Poupança e Crédito volta a conceder crédito aos seus clientes.

A dívida emitida tem uma maturidade de dez anos e juros de 7,5 % ao ano. O BPC tem balcões nas 18 províncias de Angola e é o maior banco comercial do país, com 444 balcões de atendimento. A sua criação, em 1991, é precedida por outras instituições que, desde 1956, lhe deram origem.

Últimas Notícias