loader

Somos feitos de quê?

João Lourenço candidato, portanto antes de ter sido eleito Presidente, num discurso de campanha falou de Man Gomito, este mesmo, da Rádio Mais. Referiu-se ao seu trabalho na sensibilização e educação das pessoas, sobretudo no comportamento cívico no trânsito. João Lourenço disse que o trabalho de Man Gomito é um exemplo que deve ser seguido. Sim, deve ser seguido e compreendido.

Texto de: José Kaliengue

Ontem percebi bem a importância deste trabalho, ao ponto de ter entrado num discurso de campanha. É que a coisa não está nada fácil. Vinha eu pela Avenida Deolinda Rodrigues, por volta das 12 horas e quarenta minutos, quando me apercebi do som de uma sirene.

Olhei pelo espelho, era uma ambulância. Havia algum trânsito, andávamos devagar, mas nada de outro mundo. O problema era que ninguém abria alas para deixar a ambulância passar.

De cada vez que eu me colocava ao na berma para abrir caminho, alguém da outra fila acelerava para ocupar o lugar. Ou o carro que vinha a seguir ao meu ultrapassava- me e tapava a passagem para a ambulância. Uma enfermeira teve de descer para tentar pedir passagem. Uma vida poderia estar a esgotar- se. Ante aquele comportamento de gente adulta, ainda me pergunto: somos feitos de quê, afinal?

Últimas Notícias