Festival de Cinema Luso-Brasileiro disputado por sete longas e 24 curtas em Santa Maria da Feira

Festival de Cinema Luso-Brasileiro disputado por sete longas e 24 curtas em Santa Maria da Feira

A XI Edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira arranca Domingo e, até 15 de Abril, terá em competição sete longas-metragens produzidas no Brasil e 24 curta-metragens de realizadores brasileiros e portugueses.

Américo Santos é o director do certame e, em declarações à Lusa, realça que todas as obras brasileiras em competição serão exibidas em estreia em Portugal, com o propósito garantir que o cartaz do festival exerça “um maior apelo sobre o público”. No que se refere aos filmes de longa duração, o facto de estarem a concurso apenas obras do Brasil “não é habitual” na história do festival, porém resulta da circunstância de os filmes produzidos no outro lado do Atlântico “se terem efectivamente destacado como os melhores” entre todos os candidatos deste ano a essa categoria.

Além das secções competitivas, o Festival de Cinema Luso-Brasileiro de 2018 levará ao auditório da Biblioteca Municipal da Feira, programas especiais dedicados a quatro realizadores, a começar pelo brasileiro Rogério Sganzerla (1946-2004), cujo filme “O Bandido da Luz Vermelha” será exibido em cópia restaurada. A sessão assinala os 50 anos do filme inspirado nos crimes do assaltante João Acácio Pereira da Costa e contará com a presença de Helena Ignez, apontada como a “Musa do Cinema Marginal” brasileiro.

O programa “Realizador em foco”, por sua vez, dará a conhecer o trabalho de Fellipe Barbosa, numa sessão tripla com os filmes “Laura” (2011), “Casa Grande” (2014) e “Gabriel e a Montanha” (2017). A trajectória procura revelar a “poesia furiosa” que é reconhecida nas obras desse realizador e incluirá “uma revisitação à sua própria casa através de uma câmara que transmite um humanismo doce”. Segue-se a rubrica “Sangue Novo”, com a portuguesa Salomé Lamas e as obras “Golden Dawn” (2011), “A Comunidade” (2012), “A Torre” (2015) e “Coup de Grâce” (2017). O programa do festival prevê ainda uma sessão especial de debate com o cineasta português Marco Martins, cuja análise aos temas da Crítica, Realização e Família Cinematográfica será precedida pela exibição do seu filme “Alice” (2005), “pela primeira vez numa cópia digital nova”.